ClORETO DE MAGNÉSIO,E SEUS BENEFÍCIOS

ClORETO DE MAGNÉSIO,E SEUS BENEFÍCIOS

16 de setembro de 2019 0 Por Edson Lima

Hoje vamos fala um pouco,o básico sobre o cloreto de magnésio e seus benefícios para a saúde,muitos ainda nem conhece esse poderoso mineral para o corpo

O que é o cloreto de magnésio?

O cloreto de magnésio (fórmula MgCl2) é um suplemento mineral composto por cloro e magnésio, utilizado para repor o magnésio no sangue em pessoas que apresentam deficiência desse componente. É um sal inorgânico no formato de cristais incolores e de sabor mais amargo. Está presente em abundância dissolvido na água do mar.

De acordo com a agência de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, Food Drug Administration, o cloreto de magnésio é uma substância segura para ser usado como suplemento nutricional assim como ingrediente alimentício. No entanto, devido ao seu sabor amargo, esse último uso não é muito comum.

A importância do magnésio, ou do cloreto, para o organismo é indiscutível. Esse sal mineral é responsável por inúmeros processos do corpo humano, pois é capaz de ativar mais de 300 funções enzimáticas.

Apesar de conter apenas 12% de magnésio, o que pode parecer pouco quando comparado com as outras formas, o cloreto de magnésio é o tipo melhor absorvido pelo organismo.

Esse mineral está diretamente ligado a saúde celular, pois é responsável por sua energia. Como consequência, interfere na saúde dos ossos, nervos, músculos, coração e funções cerebrais.

Precisamos de 200mg de magnésio por dia, aproximadamente. Por ser difícil para muitas pessoas conseguir essa quantidade por meio da alimentação, o suplemento cloreto de magnésio é considerado uma boa alternativa para tratar essa deficiência.

Pode ser encontrado em farmácias e casas de produtos naturais, em pó, cápsulas e gotas. Quando em pó, deve ser diluído em água. A proporção é de 20g para 1L de água.

A dose diária recomendada é de um copinho, que pode ser medida em uma xícara pequena de café ou naqueles copinhos tipo de cachaça.

São vários os benefícios associados ao cloreto de magnésio e algumas contraindicações de uso. Para ter certeza da dose ideal, dos efeitos colaterais e riscos, é importante procurar um médico ou nutricionista.

VALE LEMBRAR QUE O CLORETO DE MAGNÉSIO CERTO DE USAR É O CLORETO DE MAGNÉSIO PA

O que é cloreto de magnésio PA?

Em alguns dos suplementos é possível encontrar a sigla PA (Puro para Análise) ao lado do nome do produto, isso significa que esse produto é mais concentrado e melhor absorvido pelo organismo.

Sintomas da deficiência de Magnésio

Quando o individuo apresenta deficiência nesse mineral, é possível que seu organismo sofra diversos malefícios:

  • 1 – Câimbras musculares
  • 2 – Pressão Arterial alterada
  • 3 – Irritabilidade
  • 4 – Depressão
  • 5 – Ansiedade
  • 6 – Falta de Força
  • 7 – Perda de Apetite
  • 8 – Tontura
  • CONHEÇA ALGUNS DOS BENÉFICOS DO CLORETO DE MAGNÉSIO PA
  1. Aumento das funções cerebrais. Estudos indicam que uma adequada concentração de magnésio no cérebro melhora o aprendizado e a memória de curto e de longo prazos, pois aumenta a elasticidade e densidade das sinapses na zona do cérebro correspondente à memória. Um novo composto chamado magnésio-L-treonato ou MgT se mostra bastante eficaz para melhorar funções ligadas ao cérebro – ele atua como protetor das sinapses e pode prevenir o Mal de Alzheimer.
  2. Fortalece os ossos. O magnésio tem relação direta com o metabolismo dos ossos, sua deficiência no corpo está ligada com osteoporose e seu consumo, com a densidade óssea. Diversos estudos mostraram melhorias na saúde dos ossos depois da ingestão apenas de magnésio ou combinado com potássio.
  3. Combate infecções. Em 1915, o cirurgião francês Prof. Pierre Delbet procurava por uma substância melhorada para curar feridas. Assim ele descobriu que o cloreto de magnésio PA não prejudicava os tecidos e tinha um ótimo efeito sobre a atividade leucocitária e a fagocitose. Também descobriu que se o paciente consumisse cloreto de magnésio PA via oral ou por injeções, o composto tinha efeito imunoestimulante, combatendo infecções.
  4. Prevenção e tratamento contra enxaquecas e dores de cabeça. Estudos mostram que o magnésio é uma opção bem tolerável pelos pacientes, segura e barata para prevenir enxaquecas. Também se mostrou eficaz em tratamento agudo contra diversos tipos de dor de cabeça.
  5. Prevenção ou tratamento contra perda de audição. A perda de audição é um problema relativamente comum e grande parte dos casos é resultado de distúrbios metabólicos. O exato processo realizado pelo magnésio não é totalmente conhecido, mas como é um tratamento seguro pode ser usado sozinho ou em associação para prevenir ou tratar a perda de audição, principalmente na perda auditiva induzida pelo ruído.
  6. Ameniza o estresse. A quantidade de magnésio no corpo está associado com o nível de estresse, quanto maior o estresse mais magnésio será perdido do nosso corpo. O magnésio tem papel protetor para diminuir os efeitos adversos do estresse que é potencializado pela hipomagnesemia e vice e versa.
  7. Prevenção e tratamento contra depressão e ansiedade. Estudos mostram que o consumo diário de magnésio é um importante agente preventivo contra depressão e ansiedade.
  8. Reduz a intensidade de vícios. A administração de magnésio reduz a intensidade dos vícios em álcool, nicotina, cafeína e também em drogas ilícitas pelo seu efeito moderado de estimular o sistema de recompensa do cérebro e pela redução da atividade de substâncias relacionadas ao uso compulsivo.
  9. Diminui o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares. Hipertensão é um dos maiores fatores de risco para doenças do coração e derrames. A suplementação de magnésio diminui a pressão arterial e também os riscos de doenças cardiovasculares e derrames.
  10. Combate asma em crianças. Estudos em adultos foram inconsistentes, já em crianças houve melhora nas funções pulmonares em 80%.

Além desses benefícios citados acima, o consumo de magnésio está sendo estudado para o tratamento e prevenção de outros diversos problemas. O modo como o magnésio age em diferentes situações ainda não é totalmente compreendido, assim, há muito o que descobrir ainda. Mas lembre-se: apesar de ser um suplemento e não necessitar de receita médica, consulte um médico ou um nutricionista antes de consumir o cloreto de magnésio PA.

Comentários