BENEFÍCIOS DO SANGUE DE DRAGÃO

BENEFÍCIOS DO SANGUE DE DRAGÃO

5 de setembro de 2019 0 Por Edson Lima

HOJE VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE O SANGUE DE DRAGÃO,ESSA PLANTA QUE POUCAS PESSOAS SABEM DO EXCELENTE BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE.

Sangue de Dragão é uma seiva de cor vermelha encontrada em algumas espécies distintas. No Brasil, Peru e Equador encontramos a Croton lechleri, onde o látex é extraído do tronco da árvore, nas ilhas de Socotra e Canárias encontram-se as espécies de Dracaena, também extraídas da mesma forma. Rico em ativos antioxidantes, como o picnogenol, e anti-inflamatórios, como o alcaloide taspina, e mais um extenso número de substâncias ativas, o Sangue de Dragão é uma seiva peculiar. Fascinante tanto pelo seu aspecto quanto pelos seus benefícios, costuma ser segura para uso tópico, em crianças e animais de estimação.
Estudos mostraram que a taspina é um poderoso anti-inflamatório e cicatrizante pois aumenta a migração dos fibroblastos, podendo ser usado direto em cortes e sangramentos para cicatrizar em tempo recorde, além do que, quando aplicado na pele forma uma crosta pela secagem da seiva sobre o ferimento, protegendo contra infecções.
Como estimulante do colágeno, pode ser usado misturado a um creme neutro para dar firmeza à pele, eliminando rugas e linhas de expressão, além de possuir um fator de proteção contra raios UV. Também pode auxiliar a regredir marcas de estrias, cicatrizes e queloides, mesmo as antigas. A indústria Natura Remadee, da Tailândia, lançou duas pomadas a base de Sangue de Dragão com o nome de Puricas, indicadas para redução de cicatrizes novas, antigas, cirúrgicas, de acne e queloides, e para clarear marcas de estrias e aumentar a elasticidade da pele na gravidez. É também indicado em casos de queimaduras, picadas de inseto, acne e escaras.
A seiva também possui elevada atividade inibitória da enzima AChE, responsável por quebrar a acetilcolina, neurotransmissor envolvido na memória e cognição, podendo ser de grande auxílio em pacientes com
Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Um estudo relatou que o Sangue de Dragão protege o cérebro contra AVC isquêmico, com melhora na função neurológica reduzindo o infarto cerebral.
Como fungicida é mais eficaz no combate à candidíase que o fluconazol, com a vantagem de diminuir a coceira imediatamente e ter o pH semelhante ao da vagina. Também em caso de hemorroida, junto com o Óleo Essencial de Cipreste, diminui a coceira, a irritação, a dor, o desconforto e desinflama o local. Em fístulas anais, cessa a dor e o sangramento.

Como antivirótico, atua contra herpes simples I e II, sem causar ardor, além de possuir atividade contra influenza, para influenza, hepatites A e B. A indústria farmacêutica Shaman, EUA, desenvolveu dois medicamentos com polímeros fenólicos extraídos do Sangue de Dragão: Provir, para tratamento de diarreia, indicado tanto para aquelas persistentes associada à ação viral em AIDS, quanto em efeitos colaterais de medicamentos em quimioterapia e radioterapia ou em infecções intestinais. Virend, indicado para herpes genital. A seiva atua também em casos de gastrite, doença de Chron, gastroenterite, colite, síndrome do intestino irritável e úlceras gástricas, comprovadas em experimentos onde a presença de compostos fenólicos e taninos formam uma película no estômago, impedindo a infecção, dificultando as secreções gástricas de atingirem a úlcera, permitindo um processo curativo natural. Além disso, combate infecções cutâneas, respiratórias, intestinais, urinárias e de garganta.
Alguns artigos abordam também a atividade antidiabética do Sangue de Dragão, que atua pela redução da absorção de carboidratos, diminuindo os níveis de glicose na corrente sanguínea. Possui efeitos antitumorais e citotóxicos em células de câncer cervical, de ovário, cólon e em melanoma.
Na saúde bucal é muito útil em casos de aftas, sangramento de gengivas, gengivite e tártaro.
Possui atividade antirreumática e em dores crônicas, indicado em casos de artrite, artrose, bursite, tendinite, lesão do nervo ciático e fibromialgia.
Pode ser de grande auxílio em casos de osteoporose e na prevenção de fraturas, especialmente após a menopausa, pois a seiva aumenta o efeito osteogênico, promovendo a formação normal do tecido ósseo, a diferenciação,
mineralização e formação óssea dos osteoblastos.

FONTE,
https://phytoterapica.com.br/site/blog/1001-beneficios-do-sangue-de-dragao/

Comentários